top of page

Odontologia do sono

ronco.jpg

O RONCO
 

O Ronco é o ruído promovido pela vibração de tecidos moles das vias aéreas superiores durante a passagem do ar. Esse distúrbio afeta cerca de 30% da população adulta, em ambos os gêneros, principalmente após os 40 anos de idade.

Ao dormir ocorre um relaxamento da musculatura e consequentemente um estreitamento dessa região. O ronco, além de ser um problema social que afeta os relacionamentos, pode ainda ser um sinal da apneia do sono.
 

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (Saos) é identificada pela redução ou ausência de fluxo aéreo, apesar da manutenção dos esforços respiratórios, geralmente resultando em dessaturação da oxi-hemoglobina e despertares noturnos frequentes.

O distúrbio, porém, vai muito além do que um simples ronco – na verdade, um dos sinais noturnos da doença é o ronco entrecortado por períodos de silêncio.
 

Estima-se que1/3 da população, sofra com esse mal que se caracteriza por dificuldade para respirar, resultando em ronco intercalado por períodos de silêncio. Ao final de um evento de apneia ocorre um ronco explosivo, como um engasgo, e o paciente chega a ter movimentos bruscos e desperta, mesmo sem perceber. Geralmente os pacientes não têm conhecimento desses episódios. A consequência destas obstruções é a redução (hipopneia) ou interrupção completa (apneia) do fluxo de ar.

A apneia afeta a saúde de um modo geral interferindo e trazendo prejuizos para a qualidade de vida. Veja a seguir vários sintomas que acometem as pessoas que sofrem desse mal Ronco alto e interrompido;

– Sono não reparador, agitado
– Engasgos noturnos
– Sonolência excessiva durante o dia
– Despertares freqüentes
– Levantar-se para urinar à noite
– Pesadelos
– Fadiga
– Dor de cabeça pela manhã
– Irritabilidade, Apatia, Depressão
– Dificuldade de concentração
– Perda de memória

– Impotência sexual. Quando a apnéia obstrutiva do sono não é tratada poderá acarretar em consequencias mais graves como 

Arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC) durante o sono.

A longo prazo, ocasiona ou agrava várias doenças como Aterosclerose, Diabetes, Hipertensão.
Maior risco de acidentes automobilísticos.


A Dra Jael Henrique tem capacitação em odontologia do sono Pelo NICS (Núcleo Interdisciplinar da Ciência do sono de são Paulo. 

o tratamento é oferecido para Crianças e adultos  e pacientes Com sindrome Down.

bottom of page